Grãos: Polônia introduzirá restrições às importações da Ucrânia

A Polônia planeja introduzir restrições ao fluxo de grãos ucranianos para o país, afirmou o primeiro-ministro do País, Mateusz Morawiecki. “Estamos prontos para ajudar, pegar este grão e exportá-lo para a África. Mas não concordamos que esse grão entre em nosso mercado e o desestabilize. Ordenei a introdução de regras que limitarão a influência do grão ucraniano na Polônia”, disse o primeiro-ministro.

Segundo Mateusz Morawiecki, a Polónia já enviou uma carta à Comissão Europeia com um pedido para tomar “decisões radicais”. Ao mesmo tempo, o país está pronto para enfrentar a restrição às exportações ucranianas. “A crise é tão forte que hoje também estamos considerando o uso dessas ferramentas para as quais não temos o consentimento da Comissão Europeia. Digo diretamente. Na melhor das hipóteses, seremos punidos depois”, observou o chefe de governo.

A Polónia já implementou ferramentas, incluindo direitos e quotas, para limitar a influência dos cereais ucranianos no seu próprio mercado. Além disso, o governo do país está se preparando para introduzir subsídios para os agricultores no valor de 100-200 zlotys (US$ 23-46) por tonelada para o transporte de trigo e milho para os portos do Báltico. 

As informações partem da APK Inform.

 

Por Agência Safras