De acordo com estimativas preliminares, a área cultivada com grãos na Ucrânia em 2023 será reduzida em 45% em relação ao ano anterior, e a colheita será 50-60% menor do que o nível anterior à guerra, previu a Academia Nacional de Ciências Agrárias da Ucrânia.
“As razões para essa redução são: diminuição de todas as áreas cultivadas, mudança na estrutura das lavouras e diminuição do rendimento das lavouras de grãos. Além disso, a falta de financiamento e a necessidade significativa de redução de custos causaram uma queda de 50-60 % de redução na quantidade de fertilizantes aplicados. Áreas significativas de culturas de milho permaneceram nos campos não colhidas. Como resultado, o nível esperado de rendimento pode diminuir (dependendo da região e da cultura) em 15-30% em comparação com o rendimento médio dos anos anteriores”, observaram os especialistas.
Como resultado, espera-se que a produção de grãos prevista na Ucrânia em 2023 possa chegar a 34 milhões de toneladas, o que é 37% menor em relação ao ano anterior e 60% menor em relação a 2021. Quanto às oleaginosas, a produção deve ser de 19,3 milhões toneladas, que é 13% maior em relação ao ano anterior, mas 15% menor em relação a 2021.
Por Agência Safras