Grãos: produtores da Argentina fazem paralisação contra retenções

A venda de grãos da Argentina para a indústria e exportação está paralisada a partir desta segunda-feira, 9, até quinta-feira, 12, anunciaram as entidades da Comissão da Mesa de Enlace do país. A medida é uma manifestação contra o aumento das retenções — impostos cobrados sobre embarques — pelo governo argentino.

“Os produtos perecíveis estão isentos desta medida e, dadas as iminência dessas medidas, solicitamos que siga normal o desenvolvimento de atividades previamente agendadas, como exposições, leilões, etc.”, afirmaram as Confederações Rurais da Argentina (CRA), em comunicado. Fazem parte também Sociedade Rural Argentina (SRA), Confederação Intercoopreativa Agropecuaria (Coninagro) e Federação Agrária (FAA).

“Ao público em geral, manifestamos que esta decisão não provocará aumentos nos preços e nem desabastecimento. É uma maneira de fazer ouvir a longa reivindicação, já que com essa carga tributária não podemos produzir e, a persistir essa situação, o futuro da família agrícola estará muito comprometido “, acrescentaram.

Por Agência Safras