O presidente russo, Vladimir Putin, conversou por telefone com o presidente turco, Tayyip Erdogan, no último sábado (25), conforme informou o Kremlin.
Erdogan agradeceu Putin por sua “atitude positiva” em relação à extensão do acordo de grãos do Mar Negro e expressou sua compreensão da “posição de princípio” da Rússia em relação à implementação completa da segunda parte do acordo, removendo barreiras para os produtos agrícolas russos.
Na segunda-feira (27), a Rússia estabeleceu condições para concordar com qualquer nova extensão do acordo de grãos do Mar Negro. Putin alertou que Moscou poderia enviar grãos gratuitamente para países africanos se essas condições não fossem cumpridas.
De acordo com o Kremlin, Putin e Erdogan “expressaram satisfação com a dinâmica positiva das relações comerciais e econômicas, a implementação bem-sucedida de projetos estratégicos conjuntos no setor de energia, incluindo o fornecimento de gás e a construção da usina nuclear de Akkuyu na Turquia.” Além disso, eles discutiram a normalização das relações turco-sírias.
As informações são da agência de notícias Reuters.
Por Agência Safras