O acordo de grãos do mar Negro, estabelecido em julho de 2022, terá dificuldades para ser renovado, segundo informou o Kremlin nesta segunda-feira (3).
O acordo trata da garantia que a Rússia deu para dar segurança aos navios de grãos que se dirigem para e dos portos ucranianos através das águas que estão sobre seu controle.
De acordo com a agência de notícias Reuters, a Rússia não está disposta a renovar o acordo (que expira em 18 de julho) porque as suas exigências para a assinatura do documento não foram atendidas.
“Até agora não temos nada a relatar sobre a implementação da parte do acordo que diz respeito ao lado russo. Por enquanto, afirmamos que essa parte dos acordos ainda não foi cumprida. Ainda há tempo para o prazo acabar, mas não há muita esperança”, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
Uma das exigências é a readmissão do Banco Agrícola Russo (Rosselkhozbank) ao sistema internacional de pagamentos bancários com sede na Bélgica, SWIFT. Os bancos russos foram desconectados do sistema internacional em uma das sanções impostas pelo Ocidente à Rússia por conta da invasão à Ucrânia.
Fonte: Agência CMA