Em entrevista ao Jornal tanzaniano The Citizen, o Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse que os países africanos devem trabalhar em conjunto com o país e pressionar a Rússia, a fim de garantir uma rota marítima segura para as exportações de alimentos ucranianos.
“O tempo passa não só para nós, mas também para vocês. Queremos resolver esse problema nas próximas semanas. Bloquear as exportações de alimentos da Ucrânia por um período maior prejudicará a capacidade de nossos agricultores de começar a colher uma nova safra e aumenta o risco de interromper o ciclo agrícola da Ucrânia por mais um ano. Isso pode colocar o mundo em risco de uma crise alimentar de vários anos”, disse ele.
Segundo informações da APK Inform, Kuleba acrescentou que os estados africanos podem desempenhar um papel decisivo no desbloqueio dos portos ucranianos. “Muitos já estão trabalhando conosco para alcançar esse objetivo. As capitais africanas são importantes e afetam a posição da Rússia. Apesar de muitos países africanos manterem uma posição neutra no conflito, que já dura há cinco meses, a Ucrânia definitivamente cumprirá sua parte do acordo”, salientou.
Por Agência Safras