De acordo com o plano de exportação de grãos da Ucrânia, as navegações irão passar por três portos ucranianos, disse Rustem Umerov, membro do parlamento do país e membro da delegação ucraniana para as negociações em Istanbul, em entrevista para a mídia local.
A exportação vai passar por três portos Odessa, Pivdennyi and Chornomorsk, mas, no futuro, nós esperamos poder expandir este número. Todas as recomendações das forças armadas e forças navais devem ser seguidas. Existem corredores seguros, rotas que desenvolvemos em conjunto com nossas forças armadas. Todas as embarcações civis passarão por essas rotas.
Umerov enfatizou que o cumprimento das regras de segurança será monitorado por um grupo sob os auspícios da ONU em Istambul, e a Rússia não terá influência nesse processo.
“Não deve haver navios russos em nossas águas. Não confiamos neles. Mesmo que eles assinem um acordo com a ONU. Este é um país agressor, e até que eles voltem para suas fronteiras, não podem ser confiáveis. Para esses corredores, desenvolvemos um mecanismo sem controle das embarcações no mar. Haverá apenas o grupo de monitoramento verificando se as embarcações estão livres de armas”, explicou Umerov.
As informações são da APK Inform.
Por Agência Safras