Grupo Pedra Agroindustrial investe R$ 400 mi em usina de etanol em Paranaíba (MS)

Com previsão de R$ 400 milhões em investimentos, o grupo Pedra Agroindustrial vai finalizar as obras da usina Orbi Bioenergia, que foi renomeada como usina Cedro, em Paranaíba (MS). A nova unidade está localizada no distrito da Vila Raimundo, no município. A expectativa é de que o empreendimento entre em funcionamento em 2024 e gere cerca de 1.200 empregos diretos e indiretos.

O secretário da Agricultura, Jaime Verruck, adiantou que a previsão é de que a usina comece a operar em 2024. “A usina vai processar dois milhões e meio de toneladas e hoje conta com mais ou menos 30 mil hectares de cana. Por isso agora o grupo vai começar a fazer os investimentos na base agrícola. Com esta produção a usina tem um potencial significativo de geração de emprego no município. Então é mais um empreendimento do Mato Grosso do Sul que avança, trazendo a diversificação da base produtiva e econômica de Paranaíba”.

Segundo informações dos representantes da Pedra Agroindustrial, a expectativa é que a unidade registre uma moagem de 1,2 milhão de toneladas de cana-de-açúcar já em sua primeira safra, alcançando 5 milhões de toneladas após três anos.

A usina teve a construção autorizada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) mas a obra não foi finalizada. De acordo com a agência, a previsão de conclusão das obras é 2024, com capacidade de produção diária projetada em 310 mil litros de etanol anidro e 580 mil litros de etanol hidratado.