Após ver o principal herbicida para as lavouras de cebola e alho ser indisponibilizado, o mercado ficou alarmado com o impacto que isso poderia causar na lavoura e na safra que tem início no terceiro trimestre de 2021. Foi nesse cenário que nasceu a GreenUp Solutions, uma startup agrícola que pretende atender o mercado de cultivos menos favorecidos. A estreia da empresa no mercado é com o FICO, herbicida voltado justamente para as culturas de cebola e alho.
O foco da empresa é olhar para o que já existe fora do país e trazer para o Brasil em uma velocidade maior do que desenvolver produtos aqui. O FICO, que atualmente está em fase de aprovação do registro junto ao Ministério da Agricultura, Anvisa e Ibama, segundo a empresa tem a mesma capacidade de controle correto de plantas daninhas às culturas de alho e cebola, além da mesma formulação, concentração e indicação de uso que seu antecessor.
O produto, importado de Hong Kong, será distribuído em todo o território nacional por meio de parceiros da GreenUp. A empresa diz esperar que a aprovação do Ministério da Agricultura venha até setembro, a tempo de comercializar o herbicida para a próxima safra, não deixando o mercado desabastecido.
“Além da cultura de alho e cebola, queremos também desenvolver um portfólio inovador e de oportunidades para outros cultivos. Porém, nosso foco agora é atender essa demanda desassistida”, explica Luiz Micelli, Head Comercial da GreenUp.