IDR-Paraná inaugura viveiro para melhorar produção de uva no oeste do estado

Foram inauguradas na última semana as instalações de um viveiro para material propagativo de videira na unidade do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) em Santa Tereza do Oeste. A iniciativa faz parte do Programa de Revitalização da Vitinicultura Paranaense (Revitis), do Governo do Estado.

Segundo a pesquisadora do IDR-Paraná Alessandra Detoni, o programa envolve quatro eixos: pesquisa, comercialização, agroindústria e turismo. “Fizemos um diagnóstico em 2019 para entender por que a área cultivada com videiras no Paraná teve decréscimo. E é muito satisfatório para os extensionistas, pesquisadores e técnicos construir um programa para atender às demandas dos produtores”.

No polo de Santa Tereza do Oeste, estão sendo executadas atividades focadas em pesquisa, extensão e fomento, de acordo com a Diretora e Pesquisa e Inovação do IDR-Paraná, Vânia Cirino. “O objetivo é renovar o material propagativo a ser distribuído para os agricultores, buscando maior rentabilidade e qualidade do produto destinado tanto para o consumo quanto para a industrialização”.