Inmet prevê chuvas significativas no Norte até dia 9 de agosto

A região Norte do Brasil deve ter chuvas significativas entre os dias 3 e 9 de agosto. Segundo modelo meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os maiores acumulados de chuva concentram-se ao noroeste do Pará, do Amazonas e na área leste de Roraima, com valores estimados inferiores aos 20 (mm).

Nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste, Sul e na área do Matopiba não há previsão de chuva. Há possibilidade de acumulados inferiores a 5 mm no recôncavo Baiano.

De 10 a 18 de agosto, as chuvas serão mais significativas em áreas das regiões Norte, litoral do Nordeste e Sul do Brasil. Na Região Centro-Oeste, destacam-se áreas ao sul do Mato Grosso do Sul, onde o acumulado de chuva durante o período pode alcançar a faixa dos 10 mm.

Na Região Norte, os maiores acumulados de chuva podem ficar próximos aos 80 mm, concentrados ao noroeste de Roraima e na região da Cabeça de Cachorro no Amazonas. No Amapá, na faixa litorânea e no Pará o acumulado fica abaixo dos 40 mm ao noroeste e nordeste do estado.

Na Região Nordeste, não há previsão de chuva em grande parte da região, contudo pode alcançar os 60 mm ao norte do Maranhão e na faixa litorânea dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e na área do MATOPIBA não há previsão de chuva para a maior parte da região durante o período, contudo há tendência de valores menores que 10 mm na faixa litorânea da Região Sudeste. Na Região Sul, os maiores acumulados se concentram ao leste de toda região, podendo alcançar a faixa dos 30 mm.