Japão se torna segundo principal destino da carne de frango do Brasil

O volume de carne de frango in natura exportado em julho foi o maior de 2019. Mesmo assim, o desempenho foi limitado pela forte redução na quantidade embarcada aos Emirados Árabes Unidos e à Arábia Saudita, que passou a ser o terceiro maior destino da carne de frango brasileira, sendo superada pelo Japão, que agora ocupa a segunda posição. A China segue como o principal destino da proteína nacional. 

Conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), as exportações somaram 387,6 mil toneladas, ligeiro avanço de 0,4% frente às do mês anterior. Os volumes enviados à Arábia Saudita e aos Emirados Árabes Unidos, por sua vez, recuaram respectivos 10% e 29% frente aos do mês anterior. Já para o Japão, a quantidade embarcada em julho aumentou 12%, na mesma comparação. Além de aumentar o volume importado, o Japão elevou em 4% o valor médio pago pela carne brasileira em julho, para US$ 2,03 por quilo. 

No mercado brasileiro, os preços da carne de frango caíram na maior parte das regiões acompanhadas pelo Cepea nos últimos dias. De acordo com colaboradores, esse cenário é reflexo do fraco ritmo de vendas nas últimas semanas, que elevou os estoques neste início de agosto.