Na primeira publicação do Índice de Insumos para a Produção de Leite Cru em Goiás –ILC, do mês de Agosto/2021, calculado pelo Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás-Ifag, o gasto com a alimentação foi o que mais impactou na variação do índice para o produtor de leite do estado.
O destaque foi, em primeiro lugar, para o suplemento mineral que aumentou de julho para agosto/2021 em 10,96%. Na sequência, vem o volumoso que aumentou 2,52% e o concentrado que aumentou 0,99%.
Na metodologia de cálculo do índice, esses três grupos de insumos têm peso de 80,52% no cálculo do ILC. Altamente significativo. A adubação de pastagem também teve um aumento de 3,24%. Energia elétrica, não teve variação no período e o óleo diesel teve uma pequena queda de 0,15%.
O ILC será calculado mensalmente pelo Ifag e divulgado até o 5º dia útil após o final do mês de referência do índice. O resultado será obtido a partir da variação dos preços dos principais insumos que compõem o custo de produção dos produtores de leite de Goiás.