Lucro da M. Dias Branco cai 6,6% e atinge R$ 142,3 milhões no 2º trimestre

A fabricante de alimentos M.Dias Branco apresentou lucro líquido de R$ 142,3 milhões no segundo trimestre deste ano. O resultado representa queda de 6,6% na comparação com igual período de 2020, quando a empresa reportou lucro líquido de R$ 152,4 milhões. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) atingiu R$ 167,2 milhões, recuo de 25,9% frente aos R$ 225,6 milhões do segundo trimestre do ano passado. A margem Ebitda ficou em 8,5%, ante 12% de um ano antes, retração de 3,5 pontos porcentuais.

A alavancagem da empresa (relação entre dívida líquida e Ebitda) ficou em 0,5 vez, ante 0,4 vez reportada em igual período do ano passado. A receita líquida avançou 5% na mesma base comparativa, alcançando R$ 1,979 bilhão, ante R$ 1,885 bilhão do segundo trimestre de 2020. A variação positiva da receita é atribuída pela companhia ao aumento de 25% do preço médio dos produtos na comparação anual do período, que compensou a queda de 16% no volume vendido.

Por região, a maior alta na receita líquida foi observada pela empresa nas Regiões Norte e Nordeste, com incremento de 8,5% nas vendas líquidas. Do montante total da receita líquida, R$ 41,6 milhões vieram da receita com vendas externas – queda de 46% na comparação anual.

“A retração observada se deu, essencialmente, pela maior base de comparação do segundo trimestre de 2020, afetada por vendas pontuais de massas e farinha de trigo para países da América Latina através de programas de ajuda humanitária relacionados à pandemia”, disse a empresa, em comunicado para a imprensa e investidores.

O resultado da M. Dias Branco mostra uma tendência de recuperação da empresa iniciada a partir do fim do primeiro trimestre deste ano, especificamente a partir do mês de março, embora esteja em patamar inferior ao visto em 2020.

A companhia, assim como outras empresas do setor de alimentos, teve o desempenho no ano passado impulsionado, em parte, pelo aumento na demanda doméstica por seus produtos, uma vez que as medidas de isolamento social resultaram no fechamento de food service e exigiram mais refeições em casa.

Por Estadão Conteúdo