Maior banco da América Latina concede R$ 100 milhões em crédito para Olfar Alimento e Energia

O BTG Pactual, maior banco de investimentos da América Latina, anunciou nesta quarta-feira, 31, que concedeu R$ 100 milhões em crédito para a Olfar Alimento e Energia, empresa brasileira do setor de agronegócio. Conforme comunicado do BTG, foi a primeira operação bilateral do banco por meio de um instrumento “sustainability-linked”, atrelado a metas que colaboram com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A Olfar é um dos principais grupos de agronegócio da região Sul. A companhia é um dos maiores produtores de biodiesel do Brasil, com papel relevante no setor de industrialização da soja, extração de óleos vegetais, refino de glicerina e comercialização de grãos. O uso dos recursos é para capital de giro e investimentos, existindo métricas de desempenho vinculadas à taxa de juros da operação.

Nos próximos anos a empresa se compromete a aumentar a compra de insumos originados de agricultura familiar e expandir o processo de recolhimento de embalagens por logística reversa. Diante do cumprimento dos objetivos, o banco concederá uma redução na taxa de juros da operação. Ou seja, há um incentivo econômico para o cumprimento das metas.

“Por meio de instrumentos financeiros é possível estimular a sustentabilidade nas empresas, contribuindo para as melhores práticas do mercado”, afirma na nota Patricia Genelhu, head da área de Investimentos Sustentáveis e Impacto do BTG Pactual. Ao longo da estruturação da operação, o banco teve o apoio da consultoria Resultante para dar o parecer independente sobre as metas atreladas à emissão e validação da aderência aos princípios de sustentabilidade.

Por Estadão Conteúdo