O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebe, até o dia 2 de julho, inscrições para seleção de candidatos para 12 postos de adido agrícola junto às representações diplomáticas do Brasil no exterior.
O adido agrícola é o servidor de cargo efetivo ou empregado público designado para exercer missão permanente de assessoramento em assuntos agrícolas, sendo responsável pela identificação de oportunidades, desafios e possibilidades de comércio, investimentos e cooperação para o agronegócio brasileiro.
O processo seletivo destina-se a preencher os seguintes postos:
- Pretória, África do Sul;
- Berlim, Alemanha;
- Riade, Arábia Saudita;
- Pequim, China;
- Seul, Coreia do Sul;
- Nova Delhi, Índia;
- Jacarta, Indonésia;
- Bangkok, Tailândia;
- Hanói, Vietnã;
- Tóquio, Japão;
- Buenos Aires, Argentina;
- Cidade do México, México.
Os candidatos deverão ser servidores do quadro de pessoal efetivo do Mapa e estar em exercício há pelo menos quatro anos na pasta ou em uma de suas entidades vinculadas, nos últimos dez anos.
Além disso, o candidato deve ser brasileiro nato ou naturalizado e ser servidor publico federal ou empregado do quadro permanente de empresa pública federal ou de sociedade de economia mista há no mínimo dez anos. Outros requisitos são: atestar proficiência em idioma estrangeiro, conforme o edital, e diploma de nível superior completo, no grau de bacharel ou equivalente, fornecido por instituição reconhecida pelo MEC.
Mais informações podem ser obtidas no site da Enagro.