O estado do Maranhão integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) com 56 municípios adesos. Instituído em 2006, pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional para assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), o sistema tem como objetivo formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional no Brasil.
Para o Secretário do Desenvolvimento Social (Sedes), Márcio Honaiser, a participação de cada município ao Sisan representa uma ascensão da política de segurança alimentar no estado. “A Política de Segurança Alimentar e Nutricional tem intuito de estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento da segurança alimentar do país. E, no Maranhão, a adesão dos diversos municípios ao Sisan representa um avanço para que as pessoas que mais precisam sejam melhores assistidas, no quesito alimentação”.
A adesão ao Sisan, na prática, proporciona uma série de benefícios aos municípios, como a viabilização de programas e ações de forma integrada e intersetorial em nível local, apoio técnico e político para a execução e aperfeiçoamento da gestão, maior participação da sociedade civil na formulação e implementação de políticas alimentares, acompanhamento e monitoramento de programas e orçamento ligados a segurança alimentar. Ou seja, ela é fundamental para a redução da insegurança alimentar nos municípios, uma vez que traz diversos benefícios para a população.