Com o crescente aumento da área de algodão em Mato Grosso e com a valorização da pluma nos últimos anos, o Valor Bruto da Produção (VBP) do algodão atualmente participa de um total de 16% das culturas do estado, percentual este do total de 77% da participação da agricultura.
Com isso, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária divulgou a nova estimativa de 2019 para o VBP referente ao último trimestre, trazendo novas revisões. Segundo o relatório, o novo panorama aponta um aumento de 3,40% em relação à última previsão de R$ 12,39 bilhões. Sendo assim, a nova projeção para a safra está prevista em R$ 12,81 bilhões.
De acordo com o Imea, essa alta do VBP do algodão se dá em decorrência da melhora nos preços negociados até o momento, aliada ao aumento da estimativa de produção da pluma para a safra 18/19. Com a comercialização ainda não fechada para a safra 18/19, o fator preço poderá continuar influenciando na projeção do VBP, visto que a oscilação do dólar tem contribuído para isso.