Melão: volume de embarques em outubro cresce 50%, diz Cepea

Os embarques brasileiros de melão aumentaram significativamente em outubro. De acordo com colaboradores do Hortifrúti do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, a demanda europeia pela fruta esteve firme, principalmente no início do mês, recuando na segunda metade do período. Mesmo assim, os resultados finais foram animadores.

Conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior, o volume exportado em outubro somou 43 mil toneladas, duas vezes superior ao de setembro e o maior observado para o mês desde 2015. A receita também quase dobrou, chegando a US$ 28 milhões. Na parcial da safra 2019/2020, entre os meses de agosto a outubro, os embarques de melão cresceram 17%, cerca de 69 mil toneladas, e a receita, 9% frente à temporada passada.

Segundo pesquisadores do Hortifrúti/Cepea, a atual campanha do melão brasileiro registra maior diversificação de destinos, contando com, além dos tradicionais países da Europa, nações da Ásia e do Oriente Médio. Tal diversificação, se bem trabalhada nos próximos anos, pode reduzir a dependência do mercado europeu.

Nova call to action