O mercado brasileiro de carne de frango fechou a última semana de negócios de 2019 com um quadro de demanda bastante aquecido, por conta da tradicional procura mais efetiva para as festas de final de ano. “A procura ganhou ainda mais efetividade com a explosão de preços do boi gordo e da carne bovina, fazendo com que a população elevasse a demanda por proteínas de preços mais atrativos, como a carne de frango”, comenta o analista Fernando Iglesias, da Safras & Mercado.
Segundo Iglesias, se ao longo de todo o ano o setor não obteve grandes avanços frente ao ano anterior em termos de volume nas exportações, por conta da redução na participação em mercados não tradicionais, ao menos conseguiu consolidar as vendas para o mercado chinês.
De acordo com levantamento da consultoria, até o fechamento de novembro, a China havia respondido pela importação de 504 mil toneladas de carne de frango do Brasil no ano, com um avanço de 25,7% frente ao mesmo período do ano anterior e se consolidando como o principal importador do país, gerando uma receita superior a US$ 1,055 bilhão. “A expectativa é de que este mercado permaneça bastante atrativo ao Brasil no próximo ano”, disse.
Por Agência Safras