Milho: geada afetou cerca de 5% da área na região de Santa Rosa (RS)

As geadas que atingiram o Rio Grande do Sul no final de semana afetaram cerca de 5% da área cultivada na região de Santa Rosa, no noroeste do estado, segundo informações do departamento técnico da Cooperativa Tritícola Santa Rosa Ltda. 

De acordo com o engenheiro-agrônomo Taciano Reginatto, foram observados danos por geadas em algumas lavouras, mas a área que talvez necessite de replantio em toda a área de atuação, que atinge 60 mil hectares deve ficar em cerca de 1%. “As demais áreas atingidas devem se recuperar dos efeitos da geada”, comenta.

Segundo Reginatto, o plantio está concluído em cerca de 95% da área, com boa parte das lavouras já na fase de crescimento vegetativo. A expectativa é de que o rendimento médio na região possa ficar em 8.400 quilos por hectare. 

Em outras partes do estado, como em Júlio de Castilhos, no Planalto Médio e em São Luiz Gonzaga, na Região das Missões, fontes de cooperativas, que também relataram perdas decorrentes das geadas, com necessidade de replantio em algumas áreas cultivadas com milho.