Milho: lavouras de safrinha em Dourados (MS) escapam de geadas

As lavouras de milho safrinha cultivadas em Dourados, no sul de Mato Grosso do Sul, escaparam das geadas nesta terça-feira (18) e seguem em condições muito boas de desenvolvimento. Quem informa é o departamento técnico da Coperplan.

Segundo o engenheiro-agrônomo Eduardo Brandt, as previsões indicavam para ontem (18) uma temperatura mínima de 3 graus, o que poderia resultar em geadas. “Com somente poucas lavouras em fase de maturação, uma geada poderia comprometer totalmente a produção. Mas a mínima, de acordo com a Embrapa, ficou em 5,1 graus, fazendo com que as lavouras ficassem livre do fenômeno”, avalia. “Pode ter havido uma ou outra geada em áreas de baixada, mas sem danos ao milho”, acrescenta.

Conforme Brandt, apenas 8% dos 170 mil hectares cultivados estão livres de eventuais perdas por geada, na fase de maturação final. “Temos ainda 30% das lavouras em enchimento de grãos, 42% em pendoamento e 20% em crescimento vegetativo”, destaca.

Brandt salienta que após um desenvolvimento inicial complicado devido à estiagem, o clima melhorou muito com chuvas na região e a situação das lavouras hoje indica um potencial de produtividade média muito bom, o redor de 6.000 quilos por hectare, superando o rendimento obtido no ano passado.

Levantamento de Safras & Mercado indica que a área cultivada por milho safrinha em Mato Grosso do Sul ficou em 2,148 milhões de hectares, superando em 0,5% os 2,136 milhões de hectares cultivados em 2021. A produção esperada é de 12,781 milhões de toneladas, ante as 5,841 milhões de toneladas colhidas no ano passado. O rendimento médio das lavouras deve atingir 5.950 quilos por hectare, contra os 2.734 quilos registrados em 2021.

Por Agência Safras