Milho: lavouras de safrinha em Unaí (MG) apresentam boas condições

A maior parte das lavouras de milho safrinha cultivadas em Unaí, no noroeste de Minas Gerais, apresenta boas
condições de desenvolvimento até agora. Quem informa é o departamento técnico da Cooperativa Agrícola de Unaí Ltda (Coagril).

Segundo fonte do departamento técnico, dentro da área cultivada de 80 mil hectares, cerca de 70% das lavouras apresentam bom aspecto visual. As demais apresentam condições médias de desenvolvimento. “As chuvas vêm se
mostrando regulares e favoráveis às lavouras da região. Tivemos uma chuva geral há 10 dias. Ontem novas precipitações foram registradas em áreas localizadas. Se tivermos mais uma chuva geral dentro de 15 a 20 dias, a
perspectiva de produtividade tende a ser boa”, sinaliza.

A fonte ressalta que as lavouras se dividem hoje entre as fases de pendoamento (70%) e crescimento vegetativo (30%), com um ciclo de desenvolvimento mais lento frente ao ano passado. “O plantio ocorreu entre 10 de fevereiro e 15 de março, por conta dos atrasos na colheita da soja”, explica.

Segundo Safras & Mercado, a área cultivada da safrinha em Minas Gerais deve ocupar 826,45 mil hectares. Ela deve avançar 5,6% frente aos 782,531 mil hectares cultivados no ano passado.

A produção de milho safrinha em Minas Gerais deve chegar a 4,71 milhões de toneladas, acima das 4,127 milhões de toneladas colhidas no ano passado. A produtividade média é esperada em 5.700 quilos por hectare, superando os 5.275 quilos por hectare colhidos na safrinha 2019/20.

Por Agência Safras