O Paraguai iniciou em julho as primeiras exportações de milho da safra 2022, onde já foram exportadas 273 mil toneladas a mais que no mesmo mês da campanha 2021, segundo o relatório de Comércio Exterior da Câmara Paraguaia de Exportadores e Comerciantes de Cereais e Oleaginosas (Capeco).
No sétimo mês da safra passada, foram embarcadas 101 mil toneladas de milho, enquanto em julho deste ano foram exportadas 375 mil toneladas, ou seja, 273 mil toneladas a mais.
Sobre a safra, a Lic. Sonia Tomassone, Assessora de Comércio Exterior da Capeco, Tomassone disse que há estimativa que 80% da nova safra de milho já tenha sido colhida. Explicou que, até ao momento, os volumes colhidos no norte do país têm muito boa qualidade e rendimento, embora no sul tenham ocorrido alguns ataques de fungos, que reduziram o rendimento e a qualidade.
Segundo o analista, a produção geral a nível nacional está em muito bom estado, pelo que se espera um volume entre 5 e 5,5 milhões de toneladas. Em relação à demanda de grãos em nível doméstico, ele estimou que está entre 1,5 e 2 milhões de toneladas. Ele observou que isso nos permite considerar que haveria um excedente de 3 a 3,5 milhões de toneladas que seriam exportadas até, aproximadamente, junho de 2023
Por Agência Safras