Ministro ressalta papel da Comissão do Pantanal em ações contra incêndios

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, destacou o papel do Senado no apontamento das políticas de combate ao fogo no Pantanal e das medidas para recuperação do bioma. Ele participou nesta quarta-feira, 4, de audiência pública da comissão temporária externa da Casa que acompanha as ações de enfrentamento aos incêndios.

Ao responder a questionamentos dos parlamentares e apresentar providências do governo para controlar a situação, Marinho disse esperar que as sugestões resultantes do trabalho do colegiado proporcionem reações mais efetivas dos poderes a essas calamidades.

“Somos parceiros na solução. Queremos que o Parlamento brasileiro, ouvindo os especialistas e identificando os problemas ocorridos recentemente nesta catástrofe, ajude a encontrar formas mais eficazes para enfrentarmos problemas futuros. Novos incêndios vão acontecer, porque fazem parte da natureza em qualquer lugar do mundo, por mais tecnológica e avançada que seja a sociedade”, diz.

Para Marinho, as queimadas no Pantanal são um problema sistêmico, cuja solução passa, inclusive, por mudanças de cultura. Ele observou que o Pantanal é um ecossistema “maravilhoso, porém, frágil e que precisa ser cuidado”.

Por Agência Senado