Não há vínculo entre desmatamento e queimada, diz chefe da Embrapa

O chefe-geral da Embrapa Territorial, Evaristo de Miranda, afirmou que não existe relação entre o desmatamento e as queimadas na Amazônia. Segundo ele, é preciso levar tecnologia aos produtores mais pobres da região, que ainda utilizam o fogo como técnica de manejo.

“Qual vínculo existe entre desmatamento e queimada? Nenhum, se você olhar os dados. Queimada é técnica agrícola que o pobre utiliza. O fogo é usado na agricultura por gente descapitalizada que não tem outros meios. E agora vamos tratar como bandidos?”, diz.

“Nós precisamos levar tecnologia para que eles substituam a queimada por tecnologia agrícola. A Embrapa tem tecnologia para substituir a queimada em qualquer sistema de produção. Mas para ser viável tem que chegar ao agricultor, tem que ter assistência técnica”.

“Miranda explicou algumas situações em que o agricultor ainda utiliza o fogo no manejo da propriedade. “Essa técnica se usa para combater carrapato, porque se você não tem dinheiro para comprar carrapaticida, para manejar pasto, coloca fogo e mata os carrapatos. Você precisa fazer brotar cedo a pastagem, antes da chuva, põe fogo e tem rebrota. Você precisa eliminar resíduo de cultura, você tem trator pra incorporar no solo? Não tem, coloca fogo”.

Por Rafael Walendorff