NY fecha com forte alta com dólar em queda e fatores técnicos

A Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta terça-feira com preços acentuadamente mais altos. Foi a terceira sessão
seguida de ganhos, com NY atingindo para dezembro o patamar mais elevado de fechamento desde 04 de outubro.

As cotações subiram diante da desvalorização do dólar contra o real no Brasil, o que é fator altista para o café por tirar competitividade do país nas exportações. A valorização do petróleo contribuiu para os ganhos.

Segundo o consultor de Safras & Mercado, Gil Barabach, os preços dispararam diante da questão cambial e no “embalo técnico”. As cotações subiram e romperam resistências, estimulando ainda mais compras, o que intensificou a alta. Barabach comenta que, entretanto, NY respeito a linha de US$ 1,00 a libra-peso, com a máxima na sessão sendo de 99,10 centavos de dólar para dezembro.

Os fundamentos ficaram à margem do mercado, já que o cenário segue baixista, com ampla oferta global dando tranquilidade para o abastecimento.

Os contratos com entrega em dezembro/2019 fecharam o dia a 98,90 centavos de dólar por libra-peso, com alta de 2,55 centavos, ou de 2,6%. Março/2020 fechou a 102,30 cents, com elevação de 2,60 centavos, ou de 2,6%.