Pecuaristas do Paraná têm até o dia 30 de junho para concluir suas atualizações cadastrais dos seus rebanhos, informou a Secretaria de Agricultura, em nota. Segundo a pasta, a atualização é obrigatória e necessária para garantir o status recentemente conquistado, de “área livre de febre aftosa sem vacinação”.
A secretaria informa, ainda, que um balanço mostrou que menos da metade do rebanho estava cadastrada até a segunda-feira, 14, atingindo o porcentual de 48,3%. O cadastramento após o prazo resultará em multa de uma Unidade Padrão Fiscal por animal, sendo que, atualmente, o valor da UPF no Paraná é de R$ 113,54. Além da multa, o produtor pode ser impedido de emitir Guia de Trânsito Animal (GTA), documento obrigatório para o transporte de animais vivos no país.
Proprietários de bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos e ovinos, entre outras espécies, devem realizar o cadastramento. O procedimento é simples e pode ser feito online, no link www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho ou pessoalmente, em uma das Unidades Locais da Adapar, Sindicatos Rurais ou Escritório de Atendimento de suas prefeituras.
Para fazer a comprovação, o produtor deve ter o CPF cadastrado. Nos casos em que seja necessário ajustar o cadastro inicial, o telefone para contato é (41) 3200-5007.
Por Estadão Conteúdo