Os preços dos contratos futuros de petróleo estão operando em alta nesta sexta-feira, com os traders aguardando o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, hoje (25), no simpósio Jackson Hole,
às 11h05 (horário de Brasília).
“Com novas atualizações sobre a inflação dos Estados Unidos e os dados do mercado de trabalho após a reunião anterior do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), o foco estará nos fatores em que o presidente do Fed terá sua atenção, disse disse Yeap Jun Rong, analista de mercado da IG.
Há também expectativas com relação à negociação entre a Turquia e o governo regional semi-autônomo do Curdistão, no Iraque, sobre as exportações de petróleo. A Turquia interrompeu os fluxos de petróleo iraquiano através do porto de Ceyhan em 25 de março, depois de perder um processo de arbitragem de longa data movido pelo Iraque.
Além disso, o corte voluntário na produção por parte da Arábia Saudita pode sustentar a alta na cotação da commodity por enquanto. “Os cortes em vigor pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+), a ação unilateral adicional da Arábia Saudita e quedas nas exportações na Rússia, bem como um consumo sazonalmente forte, apoiam o mercado”, afirmaram os analistas da BMI Industry Research.
Por volta de 7h38 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para outubro subia 1,12%, cotado a US$ 79,93 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para outubro avançava 1,13%, cotado a US$ 84,31 o barril.
Por Agência Safras