Petróleo: Rússia proibiu exportação sem consultar Opep+

O presidente russo, Vladimir Putin, não realizou consultas preliminares com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+) antes de assinar o decreto sobre medidas em resposta ao limite de preço da União Europeia para o petróleo russo, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, na última quarta-feira (28). As informações são da agência de notícias Sputnik.

Na terça-feira, Putin assinou um decreto proibindo o fornecimento de petróleo e derivados russos se os contratos, direta ou indiretamente, preveem um teto de preço imposto por alguns estados, embora preveja a emissão de permissões especiais.

Houve principalmente, é claro, [consultas] internas na Rússia. Este é um direito soberano da Rússia de responder a tais medidas ilegítimas e absolutamente absurdaso chamado teto de preço. Assim, isso foi precedido pela análise de especialistas dentro da Rússia, disse Peskov a repórteres, acrescentando que não houve contatos diretos com a Opep+ antes da decisão. As informações são da Agência CMA.

Por Agência Safras