Em novembro, as cotações das alfaces começaram a reagir e fecharam o mês com resultados positivos. Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o preço médio da crespa foi de R$ 11,68 por cada caixa com 20 unidades na região de Mogi das Cruzes (SP), elevação de 21% frente ao mês anterior.
O aumento já era esperado, devido à proximidade do verão, quando usualmente a procura se eleva e a produção, diminui. Além disso, houve relatos de queima de borda, devido às variações climáticas, fator que comprometeu a qualidade das folhosas, afetou a oferta e, consequentemente, influenciou na alta dos preços.
Fora de São Paulo, os aumentos tiveram como principal motivo os altos índices pluviométricos. A chuva em Mário Campos (MG) começou somente na última semana de novembro, mas foi suficiente para impulsionar os valores no mês: a crespa teve preço médio de R$ 11,73/cx de 20 unidades, aumento de 22% na comparação com outubro.
O Canal Rural quer saber o que você deseja para a agropecuária brasileira no ano que vem. A editora de Tempo, Pryscilla Paiva, explica como participar. Grave seu vídeo e mande para o nosso WhatsApp (11) 98524-0073.