Preço do ovo pago ao produtor caiu em julho, diz Cepea

Os preços dos ovos branco e vermelho tipo extra caíram com maior intensidade em julho, devido ao menor ritmo de negócios, que está atrelado à redução da procura no período de férias escolares e à existência de estoques, observados especificamente no início do mês.

Ainda que os preços no mercado de grãos tenha sido favorável ao avicultor em julho, essas desvalorizações mais expressivas dos ovos comerciais reduziram o poder de compra frente aos principais insumos utilizados na atividade. Assim, segundo pesquisadores do Cepea, as quantidades de milho e de farelo de soja que o produtor pôde comprar diminuíram pelo terceiro mês consecutivo.

Segundo a Equipe de Grãos do Cepea, as desvalorizações do milho estiveram atreladas ao avanço da colheita da segunda safra, que elevou a disponibilidade do cereal na maior parte das regiões acompanhadas.

Em relação ao farelo de soja, o movimento de queda esteve associado ao menor ritmo de negócios, uma vez que vendedores já comercializaram boa parte da safra 2018/2019, e compradores do derivado, já abastecidos, passaram a adquirir volumes menores.