Preços de fertilizantes são impulsionados pela alta dos grãos, diz banco

Os preços dos grãos e das oleaginosas, que estão altos há meses, têm contribuído para o desempenho de produtos agrícolas, como os fertilizantes, observa o banco alemão Commerzbank. “O fortalecimento dos preços das safras servem como um incentivo para intensificar a produção, ou seja, usa-se mais fertilizantes para expandir a produtividade por acre, não importa quão diferentes sejam as necessidades de nutrientes e de produtos”, aponta a analista de commodities agrícolas do banco, Michaela Kühl, em comentário diário enviado a clientes.

De acordo com o banco, na opinião da Bloomberg Intelligence, a taxa de aplicação de fertilizantes deve atingir, em 2021, o nível mais alto nos últimos cinco anos. Os fertilizantes fosfatados, em particular, tornaram-se mais caros. “Os preços estão em uma alta em mais de dez anos, enquanto os dos fertilizantes de nitrogênio estavam em um nível similarmente alto em 2014”, diz a analista.

O fertilizante à base de potássio, cujos preços mostraram um desempenho mais moderado, foi recentemente impulsionado pela notícia de que uma das maiores empresas do mundo está reduzindo temporariamente sua produção em 1 milhão de toneladas, pontua o banco.

Por Estadão Conteúdo