Preços do café em Nova York recuam com baixa do petróleo

A Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta sexta-feira, 13 com preços mais baixos.

Os contratos com entrega em dezembro fecharam o dia a 109,25 centavos de dólar por libra-peso, com desvalorização de 0,85 centavo, ou de 0,8%. A posição março/2021 fechou a 112,20 centavos, com queda de 0,75 centavo, ou de 0,7%.

Em mais uma sessão volátil, NY terminou recuando diante de um movimento de correção técnica, com realização de lucros após os recentes ganhos. A baixa do petróleo contribuiu para a queda do arábica em NY. E as atenções seguem voltadas para o clima para a safra brasileira de 2021.

As chuvas têm ocorrido em regiões produtoras, mas as informações são de que a umidade ainda é insuficiente em muitas áreas, que seguem com déficit hídrico. E há indicações de quebra de safra irreversível, o que é aspecto altista. Por outro lado, o Brasil mantém um forte fluxo de exportações nos últimos meses e deve seguir assim nos próximos, o que limita avanços. Além disso, é período agora de entrada da safra de importantes origens de arábica, como Colômbia e América Central. No balanço da semana, o contrato março acumulou uma alta de 2,5%.