O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, reconheceu que a reforma tributária não será aprovada rapidamente, porque é algo complexo e que não há unidade no setor produtivo. “Mas nosso sistema é tão complexo que temos espaço para, na margem, ir melhorando muitas coisas até que se consiga o consenso de fazer uma reforma tributária mais ampla”, ponderou em evento em São Paulo.
Mansueto ressaltou que o importante é promover o debate, como houve durante três anos com a reforma da Previdência. “Conseguimos aprovar a Previdência porque foram três anos de debate profundo”, disse. “Conseguimos fazer reforma da Previdência que há dois anos era impossível”, completou, reforçando que a reforma será aprovada este mês. A votação em segundo turno está prevista para o dia 22 no Senado.
Ele ainda destacou que é necessário fazer uma reforma administrativa para diminuir o gasto com pessoal. Isso porque, lembrou o secretário, é preciso aumentar o espaço para o investimento. Segundo ele, o país tem carga tributária de cerca de 34% do Produto Interno Bruto (PIB) e investimento inferior a 2% do PIB.
Por Estadão Conteúdo