RS: chuva acumulada no mês já supera volume normal para outubro

As imagens de satélite desta terça-feira, 29, mostram algumas nuvens carregadas no Norte do país, que provocam chuva de forma isolada na região. Há também uma faixa de nebulosidade entre o Brasil Central e a região Sudeste, mas há poucos pontos com chuva, pois as instabilidades perderam força no decorrer da noite. 

Já no Sul do país, a terça é marcada por fortes chuvas no extremo-sul e faixa leste do estado gaúcho, com raios e ventos fortes. A região Nordeste tem predomínio de tempo firme.

No fim de semana e começo da segunda, 28, o tempo instável em grande parte do Rio Grande do Sul gerou pancadas de chuva, incluindo temporais com raios e ventos fortes. Com isso, no acumulado do mês, diversas cidades do estado superam o volume de chuva normal para o mês de outubro. 

De acordo com dados das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município de Caçapava do Sul atingiu o acumulado de 392 milímetros, enquanto que a normal climatológica da cidade é de 148,6 milímetros; em Quaraí, na fronteira oeste, a chuva chegou aos 251,2 milímetros, enquanto que a média do mês é de 143,1 milímetros. Em Santa Maria, na região central do estado, os pluviômetros já registraram 294,8 milímetros este mês, enquanto a quantidade de chuva média é de 173,3 milímetros. No município de São Gabriel, o acumulado já foi de 284,8 milímetros, enquanto a média chuva é de 146,9 milímetros para o mês de outubro.

Canal Rural, com informações da Somar Meteorologia