Algumas cidades do Rio Grande do Sul receberam até 70 milímetros de chuva nesta segunda-feira, 14. Segundo a Somar Meteorologia, em Caçapava do Sul, o acumulado em apenas um dia foi de 70,8 milímetros. O destaque também ficou para as cidades produtoras de arroz como Alegrete, São Gabriel e São Borja, com 61 milímetros, 57 milímetros e 52,6 milímetros de chuvas.
Desde o domingo, o tempo instável tomou conta de grande parte da região Sul do país, espalhando temporais com ventos fortes, muitos raios e até pontos com queda de granizo. Os relatos do fenômeno foram registrado em pelo menos 17 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
A previsão indica mais chuvas para essas regiões. De modo geral, ao longo da semana, ainda são esperados volumes expressivos sobre a região Sul do Brasil. Acumulados entre 50 e 70 milímetros vão ficar concentrados na maior parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No leste do Paraná, volumes em torno de 30 milímetros até podem ser registrados no decorrer dos próximos dias, porém, no oeste e norte do estado, a chuva segue de forma irregular e sem grandes volumes previstos.
Confira os maiores acumulados de chuva registrados nesta segunda-feira:
- Uruguaiana (RS): 42,8 milímetros
- Canela (RS): 42,2 milímetros
- Quaraí (RS): 40,8 milímetros
- Camaquã (RS): 37,6 milímetros
- Santiago (RS): 36,2 milímetros
- Dom Pedrito (RS): 29 milímetros
- Canguçu (RS): 28,8 milímetros
- São Vicente do Sul (RS): 25,4 milímetros
- Bagé (RS): 24 milímetros
- São Luiz Gonzaga (RS): 23,6 milímetros
- Encruzilhada do Sul (RS): 23,4 milímetros
Canal Rural, com informações da Somar Meteorologia