RS pede ajuda ao governo federal para minimizar prejuízos da seca

O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, deputado Adolfo Brito, encaminhou um documento ao presidente Jair Bolsonaro, a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e ao coordenador da bancada gaúcha na Câmara Federal, deputado Giovani Cherini, pedindo a prorrogação e a repactuação de dívidas de crédito agropecuário.

Além disso, o oficio também pede a criação de linha de crédito emergencial para agricultores objetivando um capital de giro e a disponibilização de forma urgente de recursos para subsistência da pequena propriedade rural, dando especial destaque para ações que atendam o custeio do fornecimento de água potável, inclusive com locação de caminhões tanque, para prefeituras e produtores, viabilizando o consumo humano e animal.

Em resposta, o gabinete de do presidente Bolsonaro disse que o documento foi avaliado e encaminhado ao Ministério da Economia e à Secretaria de Governo da Presidência da República para estudo das ações a serem adotadas.

A Comissão de Agricultura já encaminhou cópia dos documentos a todos os sindicatos de trabalhadores rurais do Estado, a todos os sindicatos rurais, Famurs, Farsul, Fetag e outras entidades ligadas ao setor.

Por Bruna Essig