Rumo investe R$ 7,6 mi em serviços de descarga no terminal de Paranaguá

A Rumo, maior operadora de ferrovias do Brasil, vai assumir integralmente neste sábado, 27, as operações de descarga do terminal da Rocha no Porto de Paranaguá, no Paraná. Conforme comunicado da companhia, foram investidos R$ 7,6 milhões em obras de infraestrutura no pátio ferroviário e contratação de 81 novos colaboradores.

Os recursos foram aplicados na construção de quatro novas linhas ferroviárias que passaram a integrar e fazer conexões com as linhas já existentes dos terminais. O “Full Service” operacional oferecido aos clientes é uma iniciativa pioneira da empresa no porto paranaense, construído por meio de uma sinergia operacional com as empresas Cotriguaçu e Rocha, diz a Rumo.

Além dos trabalhos no terminal da Rocha, a empresa já havia iniciado em fevereiro as manobras no terminal da Cotriguaçu. Juntos, os dois terminais receberam em 2020 aproximadamente 6 milhões de toneladas úteis, volume que corresponde a cerca de 30% de todo grãos embarcado pelo corredor de exportação. Em números gerais, a empresa estima um aumento de mais de 20% na descarga ferroviária dos dois terminais, comparado com 2019.

Entre os ganhos potenciais, estão a redução no tempo de permanência para encoste e retirada, e a redução de 48% no manuseio de vagões.

Por Estadão Conteúdo