Safra de milho pode ter quebra de 23% em Campo Mourão (PR)

A safrinha de milho de Campo Mourão, no noroeste do Paraná, tem quebra estimada em 23% após as geadas da semana passada. Conforme o engenheiro agrônomo da Coamo, Lucas Gouvea, o número ainda é preliminar e pode ser reajustado conforme apuração da situação das lavouras.

No início de abril, a produtividade era estimada em 6 toneladas por hectare. Agora a projeção fica em 4,6 toneladas por hectare. No próximo relatório quinzenal de acompanhamento das lavouras da Coamo, a ser publicado no próximo dia 15, será possível ter uma visão mais precisa. A área plantada é de 20,6 mil hectares.

“O que vemos agora é a diferença entre os cultivos. Alguns mais adiantados e outros mais atrasados reagiram à intempérie de maneiras diferentes”, Gouvea observa que o desenvolvimento está bastante atrasado. As lavouras se dividem entre as fases de frutificação (85%) e maturação (15%).

A colheita deve começar no final da primeira semana de agosto. Até lá, a meteorologia indica normalidade para o clima sobre as regiões. “Por enquanto não há nenhuma previsão de novas quedas acentuadas de temperatura”, disse.

Por Agência Safras