O acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia marca o terceiro dia de debates na Arena Rural na Expointer 2019, em Esteio (RS). Para o secretário de Agricultura Familiar, Fernando Shcwanke, o Brasil, atualmente comercializa alimentos para mais de 160 países, e afirma que se não houvessem acordos internacionais, o país e principalmente a agricultura familiar, não teriam avançado diante de outros países.
“Sem acordo internacional, não seríamos por exemplo, o maior exportador de fumo do mundo, que faz com que tenhamos cerca de 153 mil famílias que se beneficiam com os acordos internacionais. Produtores esses que 80% deles, fazem parte das classes A e B social do país”, afirma o secretário.
Fernando também citou como a suinocultura está sendo beneficiada pelo avanço da peste suína na China, e enfatizou que sem o acordo, o cenário não seria tão positivo. “Se não fosse os acordos internacionais, não estaríamos vendo um aumento de quase 50% ao mês nas exportações de carne suína. Além disso, milhares de famílias estariam fora da atividade e da linha de produção”, disse.