Semeadura do arroz alcança 63,88% da área prevista no Rio Grande do Sul

O clima ajudou e os produtores do Rio Grande do Sul souberam aproveitar a semana para evoluir consideravelmente na semeadura de arroz. No estado, já foram semeados 619.112 ha (63,88%) de um total de 969.192 ha estimados. Os dados foram coletados pelas equipes dos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), junto aos produtores das seis regionais na quarta-feira.

Para o diretor técnico do Irga, engenheiro agrônomo Ivo Mello, o levantamento é positivo. “Estamos iniciando bem a safra 2020/2021. Estamos com uma boa porcentagem, em todo o Estado, de área semeada na época mais recomendada. Como tivemos pouca chuva, isso facilitou para que o produtor pudesse avançar dentro do mês de outubro com uma área semeada muito significativa. Um dos melhores avanços dos últimos anos”, acrescenta Mello.

Do semeado até o momento no Estado, 215.933 hectares estão na fase de emergência (quando a planta começa a emergir, logo após a semeadura), enquanto 167.399 ha encontram-se na fase vegetativa (período de três a quatro semanas que vai da germinação da semente aos primeiros sinais da panícula).

Por Agência Safras