Senar retoma ações presenciais em grande parte de Santa Catarina

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC) retomou as ações presenciais, salvo em municípios onde a suspensão é mantida por decretos. A decisão se baseia na portaria da Secretaria de Estado de Saúde que autoriza o retorno das atividades presenciais em cursos livres para alunos acima de 14 anos. A modalidade de ensino compreende a educação não formal de curta duração, como formação inicial e continuada ou qualificação profissional, serviço este oferecido de forma gratuita pelo Senar em todo o estado.

As atividades,  como a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), cursos rápidos, capacitações e treinamentos aos produtores recomeçaram em estabelecimentos que permitem o distanciamento mínimo de 1,5 metro e com quantidade mínima de participantes. A orientação é para que apenas as aulas práticas sejam retomadas de forma presencial, mantendo o ensino teórico a distância.

Para o retorno das atividades, o Senar, os Sindicatos Rurais e as entidades parceiras seguirão medidas de higiene e segurança exigidas pelos órgãos de saúde como a disponibilização de álcool em gel, uso de máscaras durante a aula e distância mínima de 1,5 metro entre cada estudante. A ocupação de alunos em sala de aula respeitará a quantidade mínima de participantes estabelecida no guia de treinamentos do Senar/SC e em locais que conseguem atender às normas exigidas. Os ambientes serão higienizados constantemente, seguindo as regras determinadas pela Portaria.