A situação das lavouras do Meio-Oeste dos Estados Unidos segue preocupante. Segundo o agrometeorologista da Rural Clima, Alexandre Nascimento, a região vem de um longo período de chuvas irregulares, de baixos volumes, e temperaturas muito elevadas, o que provoca estresse hídrico.
“Isso mexe com a produtividade das plantas, tanto da soja, quanto do milho, que entram em fases delicadas do desenvolvimento e precisam de mais umidade”, ele observa que a quantidade de chuvas melhorou em relação à média recente, mas a ocorrência segue irregular. “Algumas regiões devem seguir recebendo chuvas mal distribuídas, outras, dentro de um volume que pode até salvar as lavouras. Isso mantém uma preocupação muito grande quanto ao desenvolvimento pleno”, lamentou.
Com a ocorrência de chuvas, as altíssimas temperaturas devem dar uma trégua. Ainda assim, seguem acima do normal, o que aumenta a evapotranspiração. “Não está fácil para o produtor norte-americano. Vamos seguir monitorando para saber como isso se traduz na qualidade das safras de milho e de soja”, finalizou.
Por Agência Safras.