Soja: Chicago avalia fala de Trump e fecha perto da estabilidade

Os contratos futuros da soja negociados na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) fecharam a terça-feira com preços perto da estabilidade para o grão. O farelo subiu e o óleo teve baixa acentuada.  

A sessão de hoje foi bastante volátil, com o mercado aguardando novidades sobre o andamento das negociações sobre um possível acordo entre China e Estados Unidos.  O presidente norte-americano, Donald Trump, disse que a primeira fase de um acordo comercial entre Estados Unidos e a China está perto de ser fechada, mas não forneceu prazos ou o local da assinatura do pacto parcial.  

Trump lembrou que o acordo comercial entre Estados Unidos e China chegou a  ser firmado, mas os chineses desistiram na última hora. “O acordo estava pronto, os pontos mais difíceis tinham sido negociados. Semanas antes da  assinatura, a China disse que não poderia aceitar alguns itens desse pacto”, disse.  

Os contratos da soja em grão com entrega em janeiro estáveis, a US$ 9,17 por bushel. A posição março teve cotação de US$ 9,30 1/4 por bushel, perda de 0,25 centavo de dólar, ou 0,02%.