Soja: Colheita atinge 87% da área no Rio Grande do Sul

A colheita da soja atinge 87% da área no Rio Grande do Sul. Na semana passada, eram 80%. Em igual período do ano passado, 83%. A média para os últimos cinco anos é de 94%. A área cultivada de soja no Estado é de 6.513.891 hectares. A produtividade estimada é de 1.923 kg/ha, representando redução de 38,58% em relação à projeção inicial.

A colheita foi prejudicada pelas chuvas contínuas entre 02 e 07/05, intercalando períodos de garoas e chuvas mais intensas. De modo geral, não houve danos aos cultivos, pois a maior parte das lavouras remanescentes estava em fase inicial de maturação. No entanto, foram apontados alguns danos pontuais em localidades onde os períodos de maior umidade e de maiores volumes de chuvas, em lavouras próximas a cursos d’água que transbordaram e, ainda, em extensões de terrenos sujeitas ao acúmulo excessivo de água.

As chuvas, mais calmas inicialmente, serviram para a recuperação de umidade nos solos e mananciais. Porém, o aumento de intensidade causou problemas de erosão superficial nas lavouras recém-colhidas localizadas em coxilhas que possuíam volume de palha em cobertura dos solos ainda muito baixo e, também, nas áreas onde foram efetuadas semeaduras recentes de plantas de cobertura de inverno.

Em termos econômicos, os produtores mostraram-se satisfeitos com a agilidade dos agentes financeiros na devolução do cálculo de cobertura das lavouras seguradas  Proagro ou Seguro Rural, possibilitando a liquidação dos contratos de financiamento.

 

Por Agência Safras