O Safras CTDI, índice de preço de soja do Brasil no mercado físico, calculado por Safras & Mercado e pela CTD Indices, está em 228,86 pontos, com perda de 1,23%. Os preços da soja oscilaram de estáveis a mais baixos no Brasil na sexta-feira. Em Rondonópolis (MT), o ajuste do preço foi pontual. O dólar concedeu certo suporte às cotações, mas a queda em Chicago foi determinante.
O mercado brasileiro fechou a semana passada com variação negativa nas principais praças de comercialização. Os negócios observados foram apenas “da mão para a boca”, movimentando algo entre 150 mil e 200 mil toneladas. Os números são considerados baixos em relação a outros meses.
A metodologia de cálculo considera:
- A relevância da produção de cada estado frente à produção total do país.
- Os pesos para cotações de localidades/estados de acordo com seu volume de produção (pesquisa diária de preços da soja em 37 principais localidades de produção e negociação do Brasil, distribuídas em 13 estados produtores).
- Mato Grosso (26,8%); Paraná (15,7%); Rio Grande do Sul (15,3%); Goiás (10%); Mato Grosso do Sul (8,8%); Minas Gerais (5%); Bahia (4,6%); São Paulo (3%); Tocantins (2,7%); Maranhão (2,6%); Santa Catarina (2%); Piauí (2%); Pará (1,7%).
- Elimina distorções e pontos fora da curva por situações específicas de cada região.
- Preços em R$ (Reais) por saca de 60 quilos, base compra (bid).
- Revisão anual de praças e pesos.
Por Agência Safras