O governo uruguaio informou avanços na autorização da China para exportar sorgo para aquele país. Este é um avanço significativo para viabilizar as vendas de sorgo uruguaio para o país asiático. O Ministério da Agricultura do Uruguai explicou que a China é o principal importador mundial de sorgo, que atingiram US$ 3 bilhões em 2021. Portanto, a assinatura deste protocolo contribuirá para a diversificação de exportações uruguaias para aquele país.
O processo de habilitação do grão de sorgo para consumo animal teve início em 2018, com o envio das informações técnicas necessárias à elaboração da análise de risco de pragas que determina as medidas fitossanitárias a serem aplicadas. Após intenso intercâmbio técnico, no ano de 2021, o Uruguai conseguiu ampliar a qualificação também para consumo humano e atingir um consenso com a China sobre a lista de pragas quarentenárias preocupantes.
Em ocasiões anteriores, a China implementou visitas in loco para autorizações de soja, cevada e milho do Uruguai. Porém, desta vez não foi considerado necessário, o que facilitou o processo de autorização fitossanitária.
Por Agência Safras.