As imagens de satélite desta quarta-feira, 27, mostram condição de tempo firme em grande parte do Brasil por conta de uma grande massa se seco e frio que predomina em toda a metade sul do mapa. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do tempo firme, essa grande área tem baixas temperaturas no amanhecer, principalmente nos pontos mais altos do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas também na Serra da Mantiqueira e sul de Minas Gerais. A baixa umidade relativa do ar e os ventos fortes também chamam atenção nessas regiões.
De acordo com a Somar Meteorologia, a frente fria já avança em direção ao Nordeste do país. No norte do estado da Bahia e Sergipe, os acumulados de chuva não são expressivos. Uma linha de instabilidade associada a essa frente fria atravessa os estado do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão até o Piauí.
Já as áreas mais ao norte do mapa que tiveram muita chuva nos último dias, como Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, faixa norte do Maranhão e Pará, amanhecem com tempo firme. As chuvas mais intensas dessa quarta-feira ocorrem no estado de Roraima devido à atuação de instabilidades tropicais.