Sul tem tempo firme, mas avanvo de instabilidads provoca chuva nos próximos dias

A segunda-feira, 29, começa ainda com tempo firme em toda a região Sul do país, com aumento de nebulosidade no oeste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná devido à aproximação de novas áreas de instabilidades presentes no interior do continente.

No estado de São Paulo, o tempo firme predomina também, mas há bastante nebulosidade no litoral paulista, onde há inclusive registro de garoa isolada. Chuva fraca isolada ocorre no Rio de Janeiro também, devido à resquícios da frente fria que passou pelo estado. No Espírito Santo e Minas Gerais, há variação de nuvens mas não chove.

Quanto ao Centro-Oeste, o tempo firme predomina em toda a região, com aumento de nebulosidade no oeste e norte do Mato Grosso do Sul. Destaque para as temperaturas, pois estão amenas em todo o Centro-Sul do país, devido à massa de ar polar.

No Nordeste, o tempo firme predomina em quase todo o estado da Bahia, com variação de nuvens no céu. Pancadas de chuva de intensidade fraca a moderada e isolada ocorrem apenas entre o litoral da Bahia, na região metropolitana de Salvador, e o litoral do Rio Grande do Norte, devido aos ventos úmidos que sopram do mar. No litoral da Paraíba, as pancadas de chuva são um pouco mais fortes. Já no Ceará, Piauí e Maranhão, o tempo firme predomina, sem chuva.

Quanto ao Norte do país, o tempo firme predomina em todo o estado do Tocantins e boa parte do Pará, com poucas nuvens no céu. Pancadas de chuva intensidade moderada a forte e com raios, ocorrem desde o Amapá, incluindo o nordeste e noroeste do Pará, boa parte do Amazonas, Roraima e parte do Acre, devido à instabilidades tropicais e, no caso do Amapá, devido à Zona de Convergência Intertropical.

Canal Rural, com informações da Somar Meteorologia